19.6.08

dias de provação

no último mês, o presidente da república protagonizou a abertura da conferencia nacional glbt. sem dúvida alguma, um fato histórico! o que mudou?! nada, ainda nada! estamos assistindo nas entrelinhas a continuidade de uma perseguissão sem tamanho aos gueis do brasil. é beijo de novela e foto de revista vetados! o caso da prisão dos dois sargentos pelo exército brasilerio! violência e homofobia que se espalha pelo brasil. enquanto não houver uma campanha série, educativa, abrangente, as coisas não irão mudar. a imprensa faz parcamente o seu papel de denunciadora, mas perde-se no turbilhão de informações ou da falta delas.
de um lado, as ongs se agitam, abrem espaço para buscar mais recursos junto ao estado, desenvolvem projetos e exigem verba! de outro lado os gueis seguem suas vidas, na privacidade de suas casas, procurando respeitosamente pisar em ovos, para não desafiar a ira pública! quando esse jogo acaba?
tenho lido os blogs, as colunas, os escritos de meus colegas gueis... continuamos o mesmo papo! festa no próximo final de semana, a última fofoca daquele espancador de trasvesti, o modelo no são paulo fashion week! poucos escrevem sobre a realidade social. sobre os números de mortos no último ano, sobre a necessidade de um novo censo glbt, sobre a urgência de políticas públicas!
é muito difícil falar com clareza sobre tais matérias. sobretudo por que não há uma nítida notícia, com fatos bem explicados. tratam-se de notícias de rodapé. e assim vamos adiante, como se o amanhã fosse melhor do que o funesto dia de hoje.

Nenhum comentário: